
A Associação assinalou, no passado dia 29 de novembro, o seu 100.º aniversário. As celebrações decorrem durante todo o ano de 2025, o DIA DE ANIVERSÁRIO, para além da cerimónia solene, foi marcado pela inauguração da remodelação dos alojamentos e balneários dos bombeiros e do monumento de homenagem, na presença de altas entidades do Governo e da autarquia. Celebração de um século de "coragem e espírito de missão".
O evento contou com a presença do Secretário de Estado da Proteção Civil Rui Rocha, e do Presidente da Câmara Municipal Manuel Mourato, que presidiram às cerimónias oficiais. O PROGRAMA incluiu a promoção de novos bombeiros de 3.ª classe, a imposição de condecorações, um desfile motorizado que exibiu os meios da corporação e uma visita às instalações do quartel para ver a remodelação dos alojamentos e balneários.
Durante a sua intervenção, Manuel Mourato, Presidente da Câmara Municipal, destacou o papel insubstituível da corporação na segurança do concelho. "Esta é uma história de coragem e de um espírito de missão sem igual, em que os Bombeiros nunca faltaram", afirmou o autarca. Manuel Mourato dirigiu ainda uma palavra especial às famílias dos operacionais, agradecendo "o apoio silencioso, mas fundamental, que sustenta cada gesto de entrega e solidariedade".
Compromisso com o futuro Rui Rocha, Secretário de Estado da Proteção Civil, felicitou a corporação pelo marco histórico, sublinhando o compromisso dos voluntários e a sua importância nevrálgica no sistema de proteção civil nacional. Na sua intervenção dissertou sobre a estratégia do governo relativamente à futura estrutura da proteção civil e a definição de critérios claros de apoio às associações e corpos de bombeiros. Durante a sua alocução condecorou o estandarte da Associação com a medalha de MÉRITO DE PROTEÇÃO SOCORRO.
A presidente da liga dos Bombeiros Portugueses fez-se representar pelo presidente do conselho fiscal que elogiou o trabalho da direção e a sua obra, o profissionalismo dos bombeiros voluntários e impos a FÉNIX DE HONRA no estandarte da Associação.
A Associação Humanitária, que detém estatuto de agente de proteção civil com responsabilidades no socorro e prevenção de riscos, mantém também uma forte ligação cultural à comunidade através da sua BANDA E ESCOLA DE MÚSICA. O Município reiterou o seu apoio, ao manter o protocolo de colaboração anual para apoiar a execução das missões pelo CORPO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS, principal agente de proteção civil Municipal, procurando assim apoiar financeiramente nas despesas das missões do corpo de bombeiros e a valência cultural da Associação.
Um dos momentos altos do dia foi a inauguração do MONUMENTO dedicado aos Bombeiros, instalado na rotunda junto ao quartel. A obra pretende perpetuar a memória do serviço prestado ao longo deste século, servindo a memória de quem por ali passa diariamente. Esta obra de arte comemora o centenário da associação através da sua marca temporal e espacial.
Durante a inauguração, O presidente da direção destacou e agradeceu a participação e os apoios dados por pessoas e organizações. Sem a sua preciosa ajuda não seria possível concretizar a obra:
O Artista Plástico Carlos Vicente
Doutor Engenheiro Luís Ferreira
Na produção e montagem:
A empresa de Construções Carlos Barros
A empresa ENGISUL – Metalomecânica do Sul
No apoio institucional:
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários
Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha.
A Associação expressou ainda o seu RECONHECIMENTO a todos, cujo empenho elevou a dignidade da celebração. O contributo discreto de muitos voluntários anónimos que ofereceram os seus serviços e que com o seu apoio enriqueceram as cerimónias, o FOTÓGRAFO Alindo Homem registou os momentos com grande qualidade e o Leandro Silva que acrescentou o brilho dos FOGUETES FESTIVOS durante o evento e tantos outros.
Ao completar-se 100 anos, os Bombeiros da Barquinha e a Banda de Música do Bombeiros Voluntários consolidam não apenas uma força de segurança, mas a identidade comunitária do concelho.
Fotos (exceto romaria aos cemitários e benção da nova viatura): Arlindo Homem.



