No dia 1 de dezembro, a Associação celebrou “em família e com as famílias", o seu 98º aniversário. As atividades foram marcadas por momentos de homenagem e reconhecimento aos nossos Bombeiros Voluntários, que diariamente entregam as suas vidas à causa, dedicando todo o seu esforço ao socorro e proteção de pessoas e bens, dos nossos concidadãos.

HASTEAR DA BANDEIRA
A comemoração iniciou-se com o hastear das bandeiras, um gesto simbólico da dedicação e compromisso dos bombeiros voluntários para com a comunidade que servem. Momento, sempre emocionante, o hastear representa o compromisso com o seu território e a sua comunidade , mas também o crepúsculo matutino do inicio um novo dia, sempre com o mesmo entusiamo de servir os outros, todos os dias.

ROMAGEM AOS CEMITÉRIOS
Numa ação de profundo respeito e saudade, foi feita a romaria anual aos cemitérios para homenagear os bombeiros, músicos, diretores e sócios que partiram, e que contribuíram de forma indelével para uma historia quase centenária. Foram depositadas flores em espaço próprio, e feito um minuto de silêncio, para recordar e agradecer as ações dos que partiram, sobretudo aos Bombeiros Voluntários pelo seu sacrifício diário em prole de uma causa.

PROMOÇÃO DE ESTAGIÁRIOS (BV 3ª) E CONDECORAÇÕES
Antes do jantar convívio foram colocadas divisas aos estagiários que concluíram a ultima recruta, os Bombeiros Voluntários, BV 3ª Paulo Filho e BV 3ª Paulo Lima, por familiares e amigos, tendo-se seguido a imposição de condecorações de assiduidade, ao longo de 15 anos, ao BV 2ª André Ramos e de assiduidade 5 anos, ao BV 3ª André Mendes. Estas condecorações como finalidade galardoar as pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou internacionais, por serviços relevantes e extraordinários prestados à Causa dos Bombeiros, por atos de coragem e abnegação no salvamento de pessoas, animais ou bens, e ainda por assiduidade revelada por um serviço efetivo com exemplar comportamento e dedicação.

ASSINATURA DE CONTRATO COM A ASSOCIAÇÃO

Pela oportunidade do momento, foi celebrado o contrato de trabalho com o Bombeiro Paulo Filho, que passou a pertencer aos quadros da Associação e a integrar o Corpo de Bombeiros Voluntários.

HOMENAGEM AOS SÓCIOS QUE CESSARAM FUNÇÕES
Durante o jantar, o presidente da direção destacou três membros dos atuais Corpos Sociais que ao longo de mais de três décadas foram membros ativos e que muito contribuíram para vida da Associação, com o seu esforço desinteressado. Enalteceu o espirito voluntário e interventivo dos senhores Ilídio Carreira, António Pereira e Leonel Nunes, que foram calorosamente homenageados com a entrega de uma lembrança.

"PROFUNDA GRATIDÃO PELOS SERVIÇOS PRESTADOS NOS ÓRGÃOS SOCIAIS. 01DEZ2023"

OS SÓCIOS E AS ORGANIZAÇÕES AMIGAS
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha expressa uma profunda gratidão aos sócios ativos, às organizações amigas e a toda a comunidade pelo apoio ao longo de todos estes anos, neste dia foi possível observar uma vez mais a vitalidade de quantos servem na Associação, a vontade de fazer sempre mais e melhor, a afirmação de um vínculo indissociável entre os bombeiros voluntários e a comunidade que servem.Um BEM HAJA para quantos contribuíram para uma história que perdurará na memória dos vindouros.

[Veja a galeria fotográfica mais abaixo]