christmas tree g464f8c04c 1920

Vila Nova da Barquinha
Corpo de Bombeiros Voluntários
Mensagem de Natal do Comandante

Ao aproximar-se a época das Festas Natalícias que convida naturalmente a momentos em família, mas as alterações previstas para 2023 criam uma enorme perplexidade relativamente ao futuro próximo. Nós Bombeiros, cidadãos comuns com gigantesca responsabilidade funcional de socorrer pessoas, não sabemos ainda como vamos responder e reagir?

Nos dias que correm, acabados de sair de uma pandemia e com uma guerra na Europa, não nos faltam incertezas para o futuro. Ele é a inflação, o desemprego, os baixos ordenados. A tudo isto, juntamos a criação incompreensível de novas organizações e instituições que não se compreende, foram criadas para realizar o trabalho que outros já efetuam com um elevado grau de sucesso e mérito. Existem provas evidentes que nós Bombeiros já o fazemos há seculos, tudo indica que estas alterações servirão apenas para criar entropias e descapitalizar as associações com exíguos recursos humanos, materiais e financeiros que dispõem. Tudo isto parece concorrer para aumentar a incerteza e a inquietude de comandantes e comandados, aqueles que dão o melhor de si para bem dos cidadãos que compõem as comunidades. Volto à questão inicial, perante tamanha missão de nos adaptarmos nesta altura em que os nossos concidadãos se encontram merecidamente a gozar com alegria as festas.

… E nós? Somos cidadãos que estamos ao serviço dos outros, sentimos a carga física, mental e social e toda a fadiga consequente, por sermos humanos. Perante uma atividade já por si difícil, a missão do Bombeiro Voluntário, somos agora confrontados com decisões sem a nossa participação que vem alterar profundamente a nossa realidade atual, estaremos à altura do pretendido?

A nossa ação e caminho têm de ser baseados na afirmação, no crer, na entreajuda, na iniciativa, no rigor para sermos eficientes, no profissionalismo sempre assente no voluntariado e na resiliência… Nós, estaremos sempre presentes e conscientes que “Seguindo Juntos” venceremos mais esta dura batalha! Depois de dois anos difíceis em ambiente de pandemia, passou mais um ano em contexto difícil, mas tivemos um extraordinário desempenho. Sacrificamos as nossas vidas em prol do bem comum sem parangonas, simplesmente cumprimos o nosso dever de salvar e proteger pessoas, animais e bens materiais. Sentimos que o profissionalismo e voluntariado é reconhecido pelos cidadãos, mas por vezes pouco atendido quem tem a responsabilidade de decisão.

Assim, a minha mensagem de Natal para os cidadãos em geral e barquinhenses em especial o compromisso inabalável, firme e proactivo que o nosso Corpo de Bombeiros Voluntários, composto por homens e mulheres, continuará a servir a nossa comunidade, pessoas anónimos e organizações, e a quem agradecemos a ajuda diária e o respeito manifestado. Desejo as Boas Festas aos Bombeiros da minha corporação nos vários quadros, que o ano de 2023 seja um ano melhor para todos, com saúde, motivação e evolução pessoal que capacite cada um para um a um desempenho eficiente, extensivo a todas as famílias que dão um apoio inestimável!
Um enorme bem-haja a todos os bombeiros em especial à #Familia1409 da qual me orgulho de pertencer.

O Comandante
Jorge Gama