A Assembleia Geral da AHBV de Vila Nova da Barquinha reuniu na quinta-feira, pelas 21 horas, e aprovou o Plano de Atividades e Orçamento e Quadro de Pessoal para 2023.

Nesta sessão foram analisados os seguintes pontos expressos na convocatória:

1. A assembleia teve o seu início com a leitura e votação da ata da última Assembleia Geral, que decorreu em 25 de março do mesmo ano, para entre outros assuntos, aprovar o relatório e contas de 2021.
  2. Seguidamente, o presidente da mesa da AG Miguel Pombeiro concedeu a palavra ao presidente da direção António Ribeiro que fez uma apresentação fundamentada em pressupostos de planeamento e em dados de gestão dos últimos 3 anos, para apresentar detalhadamente as atividades e gestão prevista para o exercício 2023, com a seguinte amplitude:
  • Apresentação da estrutura do plano (documento aprovado);
  • Identificação dos pressupostos de Planeamento, designadamente, a missão da AHBV, dados de exploração de três anos, atividades previstas, meios humanos materiais e financeiros disponíveis, análise de contexto e estratégias identificadas;
  • Sobre a análise SWOT, no ambiente interno foram apresentadas forças e fraquezas e no ambiente externo riscos e oportunidade. Esta informação foi considerada na conceção das estratégias apresentadas, procurou-se no atual contexto e incerteza para 2023 e a gestão de riscos e oportunidades com que se vai deparar a Associação no próximo exercício;
  • No conceito de execução foram relembradas as tarefas, responsabilidades e atribuições que recaem sobre a direção, Corpo de BV, Banda e Escola de Música que servirão para formulação de objetivos e metas operacionais pelos envolvidos;
  • Em consequência das últimas alterações na estrutura do Corpo de Bombeiros com destaque para a instalação da 2ª Equipa de Intervenção Permanente e o aumento dos materiais e serviços. O orçamento teve um aumento de 12,5% passando o valor global para 700000,00€. Do lado da receita, percentualmente os subsídios e apoios preveem-se ser de 50%, o transporte de doentes 38,5%, as quotizações 6,7% e as rendas e alugueres 1,6%. Na despesa estimada, com pessoal de 62%, energia e combustíveis 11,5% e serviços especializados 11,5%.
  • Foi ainda orçamentado a transformação da casa do quarteleiro que teve até há dois anos essa finalidade. Prevê-se a sua alteração para responder a necessidades identificadas pela Associação, com novas funcionalidades operacionais surgentes dos processos de trabalho atualmente praticados, numa visão de modernização do quartel, previsto até ao ano do centenário.
  1. No terceiro ponto da ordem de trabalhos, foi efetuada a apresentação da estratégia aprovada pela comissão executiva e pela direção para a comemoração do centenário da Associação em 2025, cujos trabalhos já se iniciaram em 30 de junho de 2022.
  2. Nos diversos, o presidente da direção pediu a palavra para informar os presentes:
  • Que a Associação foi distinguida pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego - CITE, pelas suas boas práticas na promoção da igualdade remuneratória entre mulheres e homens por trabalho igual ou de igual valor;
  • Salientou a gestão, a evolução dos processos e modernização das instalações ao longo dos últimos anos, graças ao esforço de todos aqueles que compõem a Associação, funcionários e voluntários, o Município de Vila Nova da Barquinha, organizações publicas e privadas, mas sobretudo, aos Bombeiros Voluntários que diariamente realizam um trabalho extraordinário e abnegado.

Não obstante, a Direção está ciente de que o ano de 2023 será um ano difícil, certamente o mais difícil dos últimos mandatos. O atual contexto encerra uma grande incerteza e acrescida dificuldade, sobretudo ao nível da despesa, que exigirá de todos um esforço de colaboração e espírito de serviço redobrados. A direção e o Corpo de Bombeiros tudo farão continuar a execução eficiente da missão descrita nos estatutos, tendo sempre como primeiríssima prioridade, a capacidade de resposta no socorro à população e a preservação de 22 postos de trabalho.

“Toda a grande obra supõe um sacrifício; e no próprio sacrifício se encontra a mais bela e a mais valiosa das recompensas” (Agostinho da Silva). O futuro será incerto e muito desafiante, mas há razões para ter esperança.

IMG 20221229 WA0007

IMG 20221229 WA0011