O presépio e a árvore de Natal são símbolos da celebração natalícia, elementos tradicionais montados todos os anos nas casas portuguesas, nas organizações e nos espaços públicos do nosso país.  A nossa Associação mantém a tradição e todo o seu simbolismo.

O presépio tem tradições antigas enraizadas nos costumes populares, sendo montado no início do advento sem a figura do menino Jesus que é colocada na noite de Natal, depois da missa do Galo. Simboliza a união dos mundos, animal, dos humanos e o divino, e nas palavras de São Francisco de Assis, é um elogio à simplicidade e à humildade.

O pinheiro simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que se mantém sempre verde, mesmo durante o inverno, quando a maioria das árvores perdem as folhas. As várias religiões, ateus ou agnósticos têm o costume de enfeitar a árvore de Natal, costume com várias origens e uma divulgação de séculos.

Este período do ano é marcada pelo inverno, dias curtos e noites mais extensas. As luzes são assim uma prece ao retorno do Sol depois do solstício de inverno.

Desejamos que as luzes colocadas signifiquem claridade, calor e vida para cada um de nós e para os nossos Bombeiros Voluntários que tudo dão sem nada pedir em troca.

Boas Festas!

arvorenatal2022 1