Com origem na palavra do latim “anniversarius“, o aniversário significa “que acontece todos os anos”, é a comemoração de mais um ano. O termo é comumente utilizado para se referir a uma pessoa, organização ou instituição quando completa mais um ano de vida, nada mais evidente disto que o dia em que celebramos 97 anos de vida e serviços prestados à nossa comunidade..

Para este dia preparamos um conjunto de ações onde se procurou honrar a memória de todos quantos aqui serviram, bombeiros voluntários, músicos, corpos sociais e sócios. O programa constou do hastear das bandeiras seguido de uma formatura geral para imposição de condecorações, visita aos cemitérios, almoço convívio para todos os colaboradores e respetivas famílias, após este, decorreu a reunião da comissão executiva para a preparação da celebração do centenário da Associação, em 2025.

A estratégia aprovada para o centenário, visou definir pressupostos de planeamento, enunciar caminhos para a execução e reunir em devido tempo recursos. Os eixos de planeamento aprovados, assentam em seis ideias fundamentais:

(i) Intervir nas atuais instalações, construídas na década de oitenta, para adequar as condições aos processos de trabalho e renovação dos meios utilizados pelos operacionais;

(ii) Projetar e construir em local de destaque uma obra de arte que sinalize o centenário de vida e serviços prestados pela Associação, perpetuando a sua imagem para os gerações vindouros;

(iii) Publicar em livro o centenário de atividade, tornando a obra uma evidência material histórico-cultural da Associação;

(iv) Publicar um livro de fotografias e um vídeo, recorrendo ao acervo audiovisual existente;

(v) Planear e produzir artigos com a representação dos 100 anos de vida e realizar um conjunto de eventos envolvendo toda a comunidade, durante o ano de 2025;

(vi) Desenvolver ações especificamente destinadas à angariação de receitas, apoios e patrocínios envolvendo entidades, empresas públicas e privadas e sócios.

O plano estratégico e o cronograma com as ações, objetivos, indicadores e metas, encontra-se em construção e será oportunamente divulgado. O plano integra esta estratégia e materializa a execução do processo de trabalho definido para a comissão executiva e subcomissões, concretizando assim os pressupostos de planeamento e os critérios aprovados.

Antes de concluir manifestamos o nosso agradecimento a todos os colaboradores que hoje servem na nossa Associação e suas famílias, sem esquecer todas as pessoas que apoiam os Bombeiros Voluntários.

FOTOS 97º ANIVERSÁRIO