Decorreu em 1 de agosto, no parque ribeirinho da vila, a cerimónia de instalação de segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP) da Associação, tendo estado presentes os responsáveis da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, da direção da Associação e o Comandante do Corpo de BV.

O protocolo assinado resulta de um esforço conjunto da câmara Municipal de Vila nova da Barquinha, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e da nossa Associação, alcançando-se assim mais um objetivo da maior importância para uma resposta operacional, pronta e adequada, da corporação na sua área de atuação.

Após assinatura dos contratos individuais, a nossa Associação e o Corpo de Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha passam a dispor de uma segunda EIP, tendo a primeira sido implementada em 2009. Esta equipa é constituída por cinco bombeiros que prestam o trabalho em regime de trabalho por turnos de acordo com o horário (escalas) acordado entre as partes, para o desempenho de missões especializadas no âmbito da proteção e socorro.

Concordante com a portaria que regulamenta a composição e funcionamento das EIP, estas garantem em permanência a resposta ao combate a incêndios, o socorro às populações em caso de acidentes ou catástrofes, em segunda intervenção o socorro no âmbito da urgência pré-hospitalar e a minimização de riscos em situações de previsão ou ocorrência de acidente grave. Colaboram ainda em outras atividades de proteção civil, no âmbito das funções cometidas ao Corpo de Bombeiros, nomeadamente, atividades complementares de formação, instrução e preparação da sua atividade e meios operacionais.

Os bombeiros da EIP, enquanto membros da equipa, não podem efetuar transporte de doentes não urgentes, mas terão de manter o requisito de integrar o quadro ativo do Corpo de Bombeiros Voluntários.

A direção da Associação e o comando do Corpo de Bombeiros, agradecem e enaltecem a colaboração da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, pela forma como esta acolheu e respondeu a este desafio.

Para os operacionais uma palavra de incentivo, reconhecimento e desejo de bom trabalho, tão importante para o socorro das pessoas no nosso concelho.