No livro “75 anos de História - Bodas de Diamante” publicado em 2000, o autor Major Júlio Gomes descreve de forma muito precisa e com evidências os anos vividos até então, do qual se transcreve o seguinte excerto: “A Associação de Bombeiros Voluntários do Concelho da Barquinha, foi registada em 29 de novembro de 1926. Iniciada que foi a intenção da sua criação em fins de 1923, concretizava-se a sua organização em 25 de dezembro de 1924, sendo já conhecida alguma da sua prestação operacional e cultural a partir de 13 de junho de 1925, ano este que vem servindo de referência para a contagem cronológica da sua existência. E por alteração estatutária aprovada por alvará de 20 de outubro de 1951, passaria a designar-se como "Associação dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha".

No sábado, 30 de abril de 2022, no largo das festas, localização do primeiro quartel dos Bombeiros, iniciaram os trabalhos com vista à comemoração do centenário de vida da Associação que culminará no dia 29 de novembro de 2025. Ao final da manhã realizou-se a cerimónia pública de instalação da Comissão Executiva onde estiverem presentes todos aqueles que nos quiseram honrar com a sua presença, presidente do município e demais autarcas, comandante distrital da proteção civil, antigos presidentes e sócios, que foram recebidos pelos atuais órgãos sociais, operacionais do Corpo de Bombeiros Voluntários e pela Banda de Música dos Bombeiros que abrilhantou o evento.

Seguiu-se o almoço e a primeira reunião de trabalho da Comissão Executiva onde foi entregue o regulamento da comissão, efetuada a apresentação da atividade e contas aprovadas em assembleia geral de sócios, exposto o contexto organizacional e apresentado o brainstorming de ideias com vista a definir as linhas de orientação estratégica, tendo sempre presente a procura de formas de obtenção de receita para desenvolver as várias atividades que se venham a realizar neste âmbito.

A atual direção referiu a importância de a comemoração do centenário não ser a simples celebração cronológica do dia de aniversário, mas uma mudança de ciclo, uma oportunidade para melhorar e modernizar as instalações, meios e processos de trabalho visando a sustentabilidade futura da Associação na vertente operacional e cultural. A instalação da Comissão executiva corporiza o início de um caminho longo e difícil, que os membros da comissão consciente e generosamente assumiram percorrer ao assinar a termo de posse.

Veja mais fotos e vídeos:

Parafraseado William Shakespeare, “Lembrar é fácil para quem tem memória, esquecer é difícil para quem tem coração”.

apresent ce 20abr2022 1 jpg