Foi uma das cerimónias mais simbólicas do ano. A entrega de medalhas de assiduidade a diversos elementos do corpo de bombeiros, banda de música, dirigentes e sócios. A apresentação dos infantes – o futuro dos bombeiros. Os discursos elogiosos por parte de todos os oradores. O desfile de viaturas. Tudo uma grande demonstração de vitalidade de uma das mais importantes instituições do concelho – a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha, que no dia 29 de novembro assinalou 90 anos, junto à sua sede.

Esta importante data foi o momento escolhido para entregar a Medalha de Honra do Município aquela associação “pelo reconhecimento do exemplar percurso da sua existência de 90 anos ao serviço da comunidade e da proteção e socorro das populações, com uma atuação sempre caraterizada pela abnegação e pela notável solidariedade para com o próximo”. A atribuição do título honorífico foi deliberada pela Assembleia Municipal de Vila Nova da Barquinha, na reunião de 30 de setembro de 2015, tendo sido entregue pelo Presidente da Assembleia Municipal, Rui Picciochi, o que constituiu um dos momentos altos da cerimónia.

A sessão solene do 90.º aniversário dos bombeiros contou com as intervenções do Comandante dos Bombeiros, Jorge Gama, Presidente da Assembleia Geral, Miguel Pombeiro, Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha, António Ribeiro, Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Santarém, Carlos Gonçalves, Comandante Operacional Distrital de Operações do Socorro, Mário Silvestre, Vice-Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, e do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Fernando Freire.

Retirado de CMBarquinha.pt