WhatsApp Image 2022 02 19 at 20.35.58

No passado dia 16 de fevereiro um Grupo de alunas, do 2º ano do 35º curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Santarém, apresentaram ao Grupo de Bombeiros Profissionais do nosso Quartel, os resultados do trabalho que desenvolveram durante 4 semanas o qual decorreu, em contexto comunitário na Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Almourol. Este trabalho desenvolvido pelas alunas, consiste no diagnóstico de situação comunitário referente ao grupo populacional Adulto mais concretamente o grupo de bombeiros profissionais da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários (AHBV) de Vila Nova da Barquinha (VNB).

O respetivo trabalho tinha como objetivo geral “elaborar um diagnóstico de situação em contexto comunitário deste Grupo populacional”.

A seleção deste Grupo Populacional partiu da Equipa da UCC Almourol, pelo facto de existir uma relação estreita destas duas equipas quer em termos profissionais, quer em termos relacionais de proximidade a que este estado pandémico deu origem.

O grupo, em concordância com o informante-chave (Sr. Comandante Jorge Gama), a enfermeira cooperante (Enfª Sónia Bouça) e a professora orientadora (Profª Fátima Cunha), decidiu que a temática a estudar referente ao grupo visado seria “Alimentação e Atividade Física na Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha”.

Conclusões do trabalho

“...A profissão de bombeiro é constantemente imprevisível, sendo imprescindível a boa condição física tanto antes como após ocorrências. Os períodos sem ocorrências, em geral, com menos atividade tornam-se mais monótonos e são caracterizados por momentos de maior tensão entre colegas, pelo que é importante manter uma boa integridade física e psicológica para combater continuamente o sedentarismo, promover um estilo de vida e hábitos alimentares saudáveis. Neste trabalho, foi referido que os períodos monótonos são intercalados por outros de extremo esforço físico e dispêndio energético. É possível dizer que é importante adequar o aporte energético, de nutrientes e o estado de hidratação, sendo isso significativo para fazer face às exigências associadas aos períodos de maior intensidade física e mental. “

“...A pesquisa bibliográfica efetuada permitiu compreender que a implementação de programas comunitários que visem a promoção de hábitos de vida saudáveis é um importante recurso para dar resposta à lacuna que existe na Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha...”

Texto [Enfermeira Sónia da UCC Almourol]