Este domingo, dia 30 de maio de 2021, decorreu na parada do quartel dos bombeiros voluntários da nossa Associação, uma cerimónia pública de recondução do comandante Jorge Manuel Andrade Gama, na função.

Devido ao momento que atravessamos a cerimónia decorreu com restrições, tendo apenas estado apenas presentes, além dos Bombeiros do quadro ativo e sem quadro, jovens da escola de infantes e cadetes, a banda de música da Associação, o presidente do município e os corpos sociais, que testemunharam o evento, numa cerimónia simples, mas digna dos seus fins: empossar e reconduzir o comandante na nova comissão de serviço, aquele que será o responsável pelo comando operacional do Corpo de BV durante os próximos cinco anos (2021-2026).

Dado o objeto do evento importa ratificar que ao comandante do Corpo de BV compete o comando, direção e a eficiente administração, organização e funcionamento da atividade do corpo, sendo o primeiro responsável pela unidade e desempenho do Corpo de BV, no cumprimento das missões que lhe são cometidas, sem prejuízo dos poderes da Associação e da ANEPC (DL n.º 248/2012, de 21 de novembro), onde a carta de missão consubstancia a assunção do compromisso de cumprir com rigor a comissão de serviço.

Do evento constou de apresentação da formatura acompanhada do hino da Associação tocado pela banda de música, a assinatura da carta de missão pelos presidente da direção António Ribeiro e pelo comandante Jorge Gama, tendo-se seguido os discursos do presidente, que homenageou todos os comandantes do Corpo de BV desde a fundação em 1925 e realçou a importância da forma de liderança para o sucesso da missão e das organizações. Na sua elocução o comandante destacou a excelente apoio e relação de trabalho que mantem com a direção, elencou missões e enalteceu o trabalho extraordinário dos Bombeiros da Barquinha ao longo dos últimos cinco anos, sem esquecer a excelente relação e os processos de trabalho no âmbito da atividade de proteção civil municipal, como demostram as muitas missões efetuadas no concelho.

Terminada a cerimónia formal, foi oferecido aos participantes um pequeno beberete, durante o qual a loja Intermarché de Vila Nova da Barquinha doou ao Corpo de BV dez pares de botas de combate a incêndios. Usaram ainda da palavra o presidente da mesa da AG de sócios Miguel Pombeiro e o presidente do município Fernando Freire, para transmitirem palavras de estímulo e motivação para todos quantos servem na Associação.

Deixamos as últimas palavras proferidas pelo presidente da direção, no final do seu discurso.

"Senhor Comandante Jorge Gama a Associação tem um cariz humanitário e é constituída por pessoas, que trabalham para as pessoas. Pessoas estas que estarão sempre ao seu lado, o apoiarão para que possa ter as melhores condições e consiga desenvolver com sucesso o seu trabalho, para que esta comissão seja um sucesso organizacional e pessoal.

Sr. Comandante sorte, saúde e o nosso BEM HAJA pelo seu serviço voluntário."