Finalizou às 23:59 do dia 15 de outubro de 2020, o DECIR - Dispositivo de Combate a Incêndios Rurais..
Este dispositivo iniciou-se em 01 de Junho e teve o seu término no dia 15 à meia noite. A participação do Corpo de Bombeiros obrigou a um grande esforço por parte dos operacionais, devido à permanência, para além dos elementos já habituais, de cerca de 12 operacionais em permanência afectos apenas ao DECIR.

Durante este período de 137 dias o Corpo de Bombeiros contou com uma brigada de combate a incêndios composta por dois veículos de combate e um veículo tanque em permanência no quartel, para além dos dois elementos de comando em prontidão. Estes homens só para o dispositivo dispensaram do seu tempo mais 39456 horas para que fosse possível manter este estado de prontidão.

Este período foi ainda elevado o estado de Alerta Especial durante 23 dias em que a preocupação era acrescida e pontualmente reforçada o efetivo, dentro das contingências que o COVID permitia.

Durante a semana estavam disponíveis uma ECIN (Equipa de Combate a Incêndios) uma EIP (Equipa de Intervenção Permanente) e uma ELAC (Equipa Logística de Apoio ao Combate). Ao fim de semana era composto por duas ECIN's e um ELAC.
Este dispositivo só foi possível, com a entrega o espírito de sacrifício e profissionalismo destes homens e mulheres que o Comando e a Direção reconhecem e agradecem pois para além deste esforço continuaram a garantir todos os serviços normais da vida do corpo de bombeiros, desde emergências de toda a espécie como o transporte de doentes não urgentes e outros apoios vários a instituições do concelho.

Aos operacionais deste corpo de bombeiros uma frase final de agradecimento "Dignos Homens deste povo"

Crédito foto: [Óscar Rodrigues]

vttuBarq